quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Búzios de mais sabor

Búzios de mais sabor

Gastronomia foi a atração no final de semana da cidade

O nono festival gastronômico movimentou a cidade litorânea durante as noites de sexta (22) e sábado (23). Em clima descontraído, 60 restaurantes ofereceram às suas portas, receitas exclusivas para entradas, pratos principais e sobremesas.

imagem161.jpgDa comida caiçara à asiática, diferentes influências e temperos marcaram o cardápio do festival.  Além da cozinha internacional, cozinheiras nativas prepararam os pratos típicos buzianos à base de pescado. A Apae (Associação de Pais e Amigos Especiais) de Búzios participou do evento com um grupo de jovens portadores de síndrome de down. Vestidos como chefs, eles assumiram o comando das panelas.
A estrela da degustação foi a lagosta grelhada, do Restaurante do David. A entrada custava R$ 10 e a fila não diminuía. Durante os dois dias e até meia-noite, o público prestigiou o crustáceo a preço popular.
Entre os destaques, estavam os chefs mirins formado pelos irmãos  Santiago, 17 anos, e Mateus Freitas, de 14 anos, mais o amigo Pedro Braga, de 13 anos. Nesse ano, o trio criou crepe recheado com compota de frutas e gengibre flambados, acompanhando sorbet de creme. Os irmãos participam do evento há quatro anos com receitas flambadas.  “Víamos nosso pai, que sempre teve restaurante, cozinhando e foi isso que nos motivou”, afirma Mateus, que não deixa de avisar: “que todo o grande mini chef não revela seu segredo”.

No Captains, as guloseimas da infância inspiraram o chef Fabiano Chaves para criar  a sobremesa Uni-du-ni-tê. Ele reuniu flan de tapioca com bombom de cupuaçu, espetinho de quebra-queixo e calda de açaí. “Procuro valorizar os produtos brasileiros, mas em Búzios pode-se cozinhar o que quiser, pois tem gente do mundo inteiro”, afirma o chef. Para Fabiano, o melhor do festival não é competir, mas participar de uma festa em celebração à gastronomia  ”que permite que todos possam experimentar  lagostas, azeites trufados, por preços mais em conta”.

O júri popular elegeu o Haddock in Búzios, do restaurante estreante Aquarium como melhor entrada. No prato principal, quem saboreou o prêmio foi o Sparramar com a sua Moqueca caiçara de pargo, banana da terra e caju.  E para finalizar, a melhor sobremesa foi o sorvete Finlandês que serviu numa barquete sabores de mascarpone com amarena, figos ao conhaque e nozes, e chocolate finlandês, passas ao rum e castanha de cajú.
Fotos: Galeria
Equipe Malagueta
Texto: Mariana Moraes
Foto:  Carolina Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário